quinta-feira, março 15, 2007

Retiro de QUARESMA - jovens de Monforte




Os jovens de Monforte estiveram em retiro de Quaresma na Quinta de São Jõao (Elvas) nos dias 23, 24 e 25 de Março.


TESTEMUNHO
Retiro espiritual do grupo de jovens “Renascer”- Monforte

Nos dias 23, 24 e 25 de Março, uma parte dos jovens do grupo retiraram-se para a Quinta de S. João – Elvas, com o fim de sair da monotonia, dos barulhos e de tudo o que nos perturba o dia-a-dia, para nos encontrarmos com Deus, para pararmos as nossas vidas e renascer no Amor do Senhor.
Foram vários os motivos que nos levaram a fazer um retiro espiritual, mas entre todos ressaltava um - Ouvir a voz do Senhor nos nossos corações. E assim foi…dia 23 partimos para a Quinta. Inseguros e sem saber o que nos esperava, mas sempre confiantes no Senhor.
E foi mesmo nessa noite que o Senhor chegou até nós, dizendo-nos para abrirmos o nosso coração que Ele estava ali, pronto para nos verificar…. E aí se iniciou o nosso silêncio, abrindo o coração e permanecendo serenos, deixando-O actuar em nós.
No dia seguinte começámos a ouvir o Senhor, falava directamente a cada um, a dizer-nos: “Entrega a tua vida…”.
Foi aí que olhámos para a nossa vida, para a presença do Senhor nela e, entre silêncios, orações, sorrisos, olhares, lágrimas, de tudo um pouco, ressaltou a vontade de cada um se reconciliar com Ele, pois percebemos que sem Ele nada somos e sem Ele a nossa vida é um vazio obscuro.
Ele é a Luz, o Caminho, a Verdade e a Vida da nossa passagem por este mundo. Foi nessa noite que sentimos o Seu Amor chegar bem dentro de cada coração.
Já de abalada, sentimos o Senhor renascer dentro de cada um de nós e, em grupo, que Ele nos examinou, nos mostrou e esclareceu os nossos pensamentos de modo a que a nossa meta seja a felicidade eterna.
Não podemos esquecer também o instrumento que o Senhor nos enviou, o amigo Padre Heliodoro, que neste retiro fez de uma ferramenta de Deus, sempre disponível para nos encaminhar e ajudar. Vimos nele o rosto de Cristo e assim foi-nos mais fácil perceber o Amor de Deus, que ele nos transmitiu durante estes 3 dias. Por isso o Grupo de jovens “Renascer” deixa aqui um agradecimento ao Senhor por o ter colocado no nosso caminho e um obrigado também, Padre Heliodoro.
Se tudo o que fizermos for por amor tudo será diferente porque aí é o Senhor a fazer por nós, este foi o pensamento em que, pessoalmente, reflecti mais. Tal como dizia Santo Agostinho - “ Ama e faz o que quiseres…”.
Neste momento ousamos dizer, tal como o profeta Jeremias - “Eis-me aqui, envia-me.”
Vamos todos fazer como Jeremias, entregarmos ao Senhor a nossa vida e que seja Ele o nosso guia e Salvador.

Beijos e Abraços em Cristo
José Miguel Borrego Rodrigues - Monforte

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos...
É com todo o agrado que abrimos o retiro a todos de modo a podermo-lo partilhar,convivendo e partilhando experiencias de vida que nos fazem realmente crescer no Amor do Senhor...

Um abraço,
José Miguel Rodrigues

Lena disse...

Ai Zé... queria tanto ir e não posso!! :(
Vou ter de ficar em Lx no próx fds, não dá msm.

beijos*
(e obrigada pelo convite)